top of page

AS EXPERIÊNCIAS

Texto coletivo - 4º B

Ao longo de 4 sessões, realizadas às segundas-feiras à tarde, de 29 de outubro a 19 de novembro, a turma do 4º B da EB de Augusto Lessa da Cidade Invicta, foi aprender Estudo do Meio, fazendo experiências e registando o que observava. As sessões decorreram no Laboratório Aberto, na Rua do Tâmega, na freguesia de Paranhos, do Porto.
O Laboratório Aberto abriu no Porto a 07-11-2007 e é um projeto do Ipatimup. O principal objetivo do Laboratório Aberto é o ensino experimental das Ciências - "saber fazer-saber" - que fomentem o interesse pela ciência e tecnologia. Neste espaço os visitantes podem, com a ajuda de monitores especializados na área das ciências da vida, descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas.
Na primeira sessão - “Da Superfície ao Interior da Terra” – aprendemos como são as placas tectónicas, os vulcões e os sismos, como funcionam e como surgem. Também fizemos uma simulação de erupções vulcânicas. Na segunda sessão – “Moldando o Passado” - aprendemos como se formam os fósseis. Tocamos e observamos fósseis, simulamos a sua formação, por modelagem e por impressão. Na terceira sessão – “à Descoberta do Corpo Humano” - aprendemos que no corpo humano há diferentes tipos de células. Observamos ao microscópio células do epitélio bocal de uma aluna da nossa turma, também observamos glóbulos vermelhos e glóbulos brancos de sangue humano. Conforme íamos observando desenhávamos as células que víamos. No final, moldámos com plasticina, células de alguns órgãos do corpo humano e identificámos a que órgão pertenciam. Na quarta sessão – “Vida Hoje… e Amanhã?” - aprendemos como evoluem as espécies. Fizemos uma simulação da seleção natural e construímos um modelo de um ecossistema.
Em entrevista à cientista Cláudia, do Laboratório Aberto, ela disse que adora o seu trabalho, que ser cientista dá muito trabalho porque a ciência não para e por isso um cientista tem que estudar todos os dias.
Todos os alunos da turma adoraram aprender no Laboratório Aberto, gostaram das experiências e de aprender sempre alguma coisa diferente.

2018.19 - 4ºB - AS EXPERIÊNCIAS(texto coletivo): Loja
bottom of page