top of page

Bons Amigos

Texto coletivo - 3º A

Era uma vez uma linda e alegre Fadinha que gostava de voar pela sossegada Floresta, atenta a tudo que nela via e ouvia. Num dia de primavera, ao amanhecer, um acontecimento maravilhoso deixou a Fadinha encantada. Um novo bando de andorinhas chegou à Floresta.

A Fadinha viu as andorinhas a chegar e ficou deslumbrada com aquelas avezinhas que voavam , juntinhas, sobre ela. “Nada de mal lhes pode acontecer” – pensou a Fadinha – “pois vão ter, sempre alguém para as defender.”

          - Andorinhas, se algum mal vos acontecer chamem por mim, por favor. Eu irei, sempre, ajudar-vos.

          - Obrigada Fadinha por nos ofereceres a tua ajuda. – disseram as andorinhas.

De repente, as nuvens ficaram escuras e pesadas. Começou a chover. Um pobre sapinho, que andava por ali a passear, ficou assustado com aquela chuva forte, mas a Fadinha agitou a sua varinha de condão e fez uma casa de nenúfares para o sapinho se abrigar. De seguida, o sapinho disse-lhe obrigado e ficou muito aconchegado na sua nova casinha.

          O sapinho sentia-se feliz mas, uma das andorinhas, estava aflita porque caiu quando estava a voar. Magoou-se numa asa ao bater com ela num ramo de uma árvore alta. Olhou à volta e não viu a sua família pois já tinham voado para longe, fugindo da chuva forte.

          - Fadinha, ajuda-me, por favor! Não posso voar! Magoei-me muito…

          A Fadinha foi logo ajudar a andorinha, fazendo uma magia para ela melhorar. A andorinha ficou bem e agradeceu à Fadinha.

          - Obrigada Fadinha. Se te magoares chama por mim para eu te levar ao teu Reino. – disse a andorinha antes de voar para junto da sua família.

          A chuva parou e um Sol lindo apareceu à volta da Fadinha.

          - Isto só pode ser Magia por causa da boa ação que eu fiz – pensou a Fadinha.

          O Sol ouviu o pensamento da Fadinha e respondeu-lhe:

          - Sim, claro. Eu apareci por causa da tua boa ação.

           Ali perto estava um cientista da Vida Animal que queria provar a Teoria das Fadas. Ele queria levar uma Fada para o seu laboratório, mas a andorinha apareceu e ajudou a Fadinha, distraindo o cientista, bicando a sua perna.

          O cientista não conseguiu apanhar a Fadinha e foi embora, sozinho, para o seu laboratório. A Fadinha ficou muito contente por ter sido salva pela andorinha.

          Passado um bocado, a Fadinha, a andorinha e o sapinho encontraram-se no meio da Floresta, cheios de energia e felizes por se verem outra vez. Conversaram e resolveram ir brincar às escondidinhas. A Fadinha, com os olhos fechados, começou a contar. O sapo e a andorinha esconderam-se muito bem. O sapo meteu-se na sua nova casinha e a andorinha voou para o cimo de uma árvore. Passado algum tempo, a Fadinha olhou, olhou mas não os encontrou. Ao olhar melhor, viu uma gruta e entrou nela. Lá estavam sete ursinhos muito satisfeitos a comer do seu mel.

          Estava escuro na gruta e a  Fadinha olhou para trás. Viu uma árvore e nela encontrou a andorinha escondida. Juntas foram à procura do sapinho. Encontraram-no dentro da sua linda casinha.

          Então, resolveram fazer uma festa e pensaram que É MUITO BOM TER AMIGOS porque UNS AJUDAM OS OUTROS  e TODOS JUNTOS CONSEGUEM RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS.

2018.19 - 3ºA - Bons Amigos - 3.A: Loja
bottom of page